
Kelner Macêdo é ator, performer e produtor de elenco. Paraibano, nascido em Rio Tinto, em 4 de dezembro de 1994. Estudou Teatro na Universidade Federal da Paraíba, iniciou sua trajetória artística ainda jovem, atuando em curtas e espetáculos locais, até conquistar reconhecimento nacional e internacional por sua atuação sensível e potente no cinema e na televisão.
Como ator, seus filmes foram selecionados para importantes festivais internacionais como Guadalajara International Film Festival, Rotterdam International Film Festival, Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, Toronto International Film Festival, New York Film Festival, Festival Internacional de Cinema de Belfort, Festival Internacional de Cinema de Miami, Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer, San Sebastián International Film Festival, Indie Lisboa, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Cine de Punta del Este, sendo indicado e premiado em alguns deles.
Cinema
-
Corpo Elétrico (2017) – Estrelou como Elias no drama de Marcelo Caetano, exibido em Guadalajara e Roterdã, entre outros, vencedor do prêmio APCA de melhor filme nacional.
-
O Ensaio (2018), média metragem de Tamar Guimarães - Obra da 33ª Bienal/SP, exibido também no Festival de Berlim.
-
A Mordida (2019) – Interpretou Helmut no curta premiado em Toronto e indicado ao European Film Awards, filme de Isadora Neves Marques.
-
A Metade de Nós (2024), de Flávio Botelho– Atuou como Hugo no tocante longa sobre luto; filme vencedor do prêmio do público na Mostra Internacional de São Paulo.
-
Participou também em Bandida – A Número Um (2024), de João Wainer.
-
E no curta Promessa de um Amor Selvagem (2022), de Davi Melo- circulou por festivais da França, Espanha, Argentina e México, entre outros.
Televisão e streaming
-
Sob Pressão (2019–2022) – Na pele de Kléber durante as temporadas 3, 4 e 5. Série da TV Globo e Globoplay, com direção artística de Andrucha Waddington.
-
Todxs Nós (2020) – Protagonista Vini na série da HBO, de Vera Egito e Daniel Ribeiro.
-
Verdades Secretas II (2021) – Interpretou o DJ Mark no Globoplay, direção artística de Amora Mautner.
-
Também esteve em Onde Nascem os Fortes (2018), Super Série da Tv Globo, com direção artística de José Luiz Villamarim.
-
Atuou na série Os Outros (2023), como Amâncio jovem - Série Globoplay criada por Lucas Paraíso com direção artística de Luísa Lima.
-
Esteve também na série antológica da Tv Globo Histórias (Im)possíveis – Levante (2023). Especial Falas Negras, com direção artística de Luísa Lima.
-
Novela Guerreiros do Sol (2025) – Vive o cangaceiro Zé do Bode na novela do Globoplay, criada por George Moura e Sérgio Goldemberg com direção artística de Rogério Gomes.
-
E aguarda o lançamento de Tremembé (2025), Série original Prime Video com direção artística de Vera Egito, onde interpreta Cristian Cravinhos.